quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Sumerian- Kurdish Language (Indo-European Language) Part 2/2



É importante frisar que se trata de uma tese alternativa e não da História convencional, chamada em inglês 'mainstream' e considerada a única científica para os dogmáticos do mundo acadêmico. Para os estudiosos desta última, são idiomas não relacionados e Ishtar, por exemplo, é considerada uma deusa semítico-canaanita. 
A meu ver, as descobertas arqueológicas recentes têm levado a muitos questionamentos de conceitos histórico-arqueológicos tidos como irrefutáveis e a presença antiga dos curdos na região se revelará como tendo sido muito mais antiga do que até agora se supunha, já que os estudos dos indo-europeus do Levante têm-se limitado aos Mitani e sua elite governante - que, para tais historiadores, seria o único elemento verdadeiramente indo-europeu destes últimos (os Mitani). 
Prefiro adotar uma posição aberta à possibilidade de que Ishtar tenha sido originalmente uma deidade curda, portanto indo-europeia, mas sem tampouco aceitar a tese como se já fosse um fato histórico, o que seria imprudente e nada científico. 
O aprofundamento das pesquisas dos períodos primevos da história dos curdos poderá contestar muitas das atuais suposições dos historiadores ocidentais sobre este povo, que, a meu ver, já se mostrava em algo grau civilizatório na Antiguidade, tenham sido eles os Parthas ou os Medas do passado distante.

Outra consideração importante é sobre a famosa imagem mostrada como sendo da deusa Ishtar. Na verdade, não se sabe até hoje ao certo se ela representa a deusa Lilitu/ Lilith, a sumeriana Inanna, Ishtar, ou - outra sumeriana - Ereshkigal. Um trecho do artigo com explicação sobre a imagem:

"...Apart from its distinctive iconography, the piece is noted for its high relief and relatively large size, which suggests that it was used as a cult relief, which makes it a very rare survival from the period. However, whether it represents LilituInanna/Ishtar, or Ereshkigal, is under debate. The authenticity of the object has been questioned from its first appearance in the 1930s, but opinion has generally moved in its favour over the subsequent decades."
In 
http://everything.explained.today/Burney_Relief/


Nenhum comentário:

Postar um comentário