segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Dia 21 de fevereiro foi o Dia Internacional da Língua Materna!

https://en.wikipedia.org/wiki/International_Mother_Language_Day
http://www.un.org/en/events/motherlanguageday/

 Numa sociedade patriarcal marcada pelo supremacismo do fundamentalismo islâmico, não é de se espantar que pessoas tenham sido queimadas vivas apenas por lutar pela sua língua nativa, o bengali. Note que, mesmo nos casos em que as vítimas são elas mesmas muçulmanos, o que conta para os supremacistas no poder é a justificativa de seu suposto direito sobre o povo dominado, no caso os Bangla, do que era antes o Paquistão Oriental, hoje Bangladesh.

"The United Nations' (UN) International Mother Language Day annually celebrates language diversity and variety worldwide on February 21. It also remembers events such as the killing of four students on February 21, 1952, because they campaigned to officially use their mother language, Bengali, in Bangladesh."
http://www.timeanddate.com/holidays/un/international-mother-language-day

https://en.wikipedia.org/wiki/Bengali_Language_Movement

A comunidade *bengalesa de Abu Dabhi comemora Dia Internacional da Língua Materna fazendo um tributo aos mártires e honrando sua língua nativa:
"Bangladeshi community marks International Mother Language Day

Community members pay tribute to martyrs and honour their native language
http://gulfnews.com/news/uae/society/bangladeshi-community-marks-international-mother-language-day-1.1676823

Outras variantes para o adjetivos pátrio para quem é natural de Bangladesh:
 "Bangladesh – bangladechiano, bangladexiano, bangladeshiano, bangladense, bangladês, bengali, bengáli, bengalês, bengalense, bengala, bengalim"
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_gent%C3%ADlicos

Em português:
Informação básica e breve:
http://educamais.com/dia-internacional-da-lingua-materna/

 Dados e histórico mais detalhados:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_da_L%C3%ADngua_Materna

Imagens sobre o dia:

Alguns trechos do artigo no link a seguir:
"...No Brasil, atualmente são faladas cerca de 210 línguas, de acordo com estimativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os grupos indígenas falam cerca de 180 línguas, e as comunidades de descendentes de imigrantes – como italianos e alemães -, cerca de 30 línguas. Além disso, pelo menos duas línguas de sinais de comunidades surdas são utilizadas em território brasileiro, onde também existem práticas linguísticas associadas à presença de povos e línguas africanas, remanescentes principalmente de quilombos e comunidades religiosas."
"Grande parte dessas línguas, porém, corre risco de desaparecer. Entre as línguas indígenas que restam no País, muitas correm alto risco de extinção. Desde o início da colonização portuguesa no Brasil, os povos indígenas tiveram sua população drasticamente reduzida ao longo dos séculos, o que ocasionou uma diminuição do número de idiomas indígenas falados no território nacional. Levantamento do linguista Aryon Rodrigues, da Universidade de Brasília (UnB), aponta que 1.078 línguas indígenas eram faladas no País há 500 anos. ..."
Alguns trechos do artigo no link abaixo:
Sobre a importância do estudo de outros idiomas:
"...Essa 11a edição da Jornada se coloca no âmbito do Ano Internacional para a Aproximação das Culturas. As línguas são, por excelência, vetores de compreensão do outro e de tolerância. O respeito por todas as línguas é um fator chave para assegurar a coexistência pacífica, sem exclusão, das sociedades e, em seu seio, de todos os seus membros”, observa Bokova. ..."

"...Ela lembra ainda que, paralelamente, a aprendizagem das línguas estrangeiras e, por meio delas, a faculdade individual de utilizar várias línguas, constitui um fator de abertura para a diversidade, e de compreensão de outras culturas. Assim, ela deve ser promovida como um elemento constitutivo e estrutural da educação moderna. ..."

Sobre as línguas indígenas brasileiras:
"...Embora o português seja a língua oficial no Brasil, há cerca de 180 outras línguas maternas faladas regularmente por povos indígenas brasileiros. O línguista e professor da Universidade de Brasília, Aryon Dall’Igna Rodrigues, que estabeleceu uma classificação das línguas indígenas faladas no Brasil, alerta, no entanto, que 87% das línguas indígenas estão ameaçadas de “morte” e encaixam-se na categoria de línguas com dez mil falantes ou menos. De acordo com os estudos realizados por ele, cerca de 1.300 línguas indígenas diferentes eram faladas no Brasil há 500 anos. ..."
http://www.sunnet.com.br/home/Noticias/Dia-Internacional-da-Lingua-Materna-Diversidade-Cultural.html


"Espírito Santo investe na preservação da língua pomerana -

Idioma originário do norte da Alemanha continua vivo no interior capixaba, onde é língua materna de muitas pessoas. Aulas em pomerano e até um dicionário são iniciativas para a preservação."


http://www.dw.com/pt/esp%C3%ADrito-santo-investe-na-preserva%C3%A7%C3%A3o-da-l%C3%ADngua-pomerana/a-17884813
 Uma pesquisa no Gooble sobre o assunto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário