segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Um dos melhores sites gratuitos, com farto material escrito (PDFs) em inglês e arquivos de áudio para baixar, para se aprender Cornish (Kernewek/Kernuak) online!

Este  é o meu favorito, mas, obviamente, alguns poderão sugerir outros.  Eu ainda tenho também um material em ortografia Kemmyn dos anos 90 pelo qual tenho especial afeição:  "Holyewgh an Lergh -  Cornish This Way - A Beginner´s Course in Cornish" de Graham Sandercock, além de outros materiais escritos na mesma ortografia Kemmyn, todos encomendados no início dos anos 90. Esta é a minha ortografia preferida mas não a adotada (a chamada unificada) oficialmente em 2008.

Apenas registro aqui minha sugestão pois, dos poucos cursos gratuitos para ensinar este belíssimo idioma celta da Cornualha, este me parece o mais completo e o mais estruturado, além do fato de oferecer material escrito e de áudio para download gratuito!

Para os que ainda não sabem, o idioma é uma das três línguas celtas do ramo britônico, junto com o Bretão, na Pequena Bretanha, na França, e o Galês (Welsh), no País de Gales, no Reino Unido.  

O outro ramo conhecido é o goidélico, constituído pelo gaélico irlandês, o escocês (não confundir com o Scots, uma língua irmã do inglês) e o Manx, falando na Ilha de Manx/Man. 

Cabe lembrar que o movimento pelo renascimento do Gaulês já tem crescido significativamente, com alguns sites ensinando este outro nobre idioma celta, e até uma banda, Eluveite, que grava algumas canções no gaulês revivido.

Embora o movimento pelo renascimento do córnico tenha começado há alguns séculos, só nos anos setenta do século 20 tomou força e mais ainda nas décadas posteriores.  

A decisão de uma ortografia para o idioma, contudo, só foi definida em 2008, se não me engano, uma polêmica que eu tentava acompanhar de longe, mesmo quando ainda não havia a internet, no final dos anos 80 e início dos 90.

KDL , pelo Kesva an Taves Kernewek (The Cornish Language Board)

First grade (página para baixar o material do primeiro nível, na ortografia  *FSS

https://www.kesva.org/kdl/kynsa-gradh-i-first-grade


Sobre esta ortografia veja o artigo "Improving the Standard Written Form" no link :

"Improving the Standard Written Form"

https://kernowek.net/


Para as mesmas lições na ortografia KK, clique no link da página:

https://kesva.org/dyskansow-kk-i-kk-lessons


Sobre a ortografia Kernewek Kemmyn (minha favorita, por sinal), desenvolvida por Ken George, um dos grandes ativistas do renascimento do córnico, veja os links:

https://en.wikipedia.org/wiki/Kernewek_Kemmyn

Um artigo escrito em inglês, em Kernowak Standard e em Kernewek Kemmyn:

https://kernowek.net/open-letter.html

 Houve ainda outras propostas ortográficas mas acho melhor focalizarmos o curso em si:-)

Nota: Hoje, ao pesquisar um pouco mais para esta postagem, encontrei um site em andamento, com uma variante do córnico de que nunca tinha ouvido falar, com conjugações para o verbo ser em córnico completamente diferente das  formas curta e completa que eu tinha aprendido. Cito aqui como curiosidade apenas pois teria que perguntar aos administradores dos órgãos oficiais do idioma sobre este curso, se seria um dialeto ou o que quer ele seja.

http://www.cusselantavaz.com/geron%20ny%20desky/lessonsgd/gero_nei_p2.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário