quinta-feira, 17 de março de 2016

O papel crucial do governo e do povo dinamarquês na salvação da maior parte dos judeus de seu país na Segunda Guerra Mundial.

https://newrepublic.com/article/115670/denmark-holocaust-bo-lidegaards-countrymen-reviewed
http://www.holocaust-education.dk/holocaust/danmarkogholocaust.asp


Até mesmo este artigo que aborda as más exceções que distoaram do quadro geral de heroísmo e solidariedade do povo dinamarquês e de seu governo, reconhece que foram, realmente, uma minoria de casos.
Embora este triste lado do episódio também deva ser registrado, em nome da verdade histórica, não deve, contudo, ser supervalorizado, em detrimento da devida gratidão e respeito para com este povo e seu governo, que foram exemplares em sua maioria, na sua defesa dos judeus dinamarqueses frente à perseguição nazista.
Um outro fato que corrobora esta tese é que algumas crianças judias foram tão bem tratadas, literalmente amadas, pelos seus pais adotivos não judeus que se recusaram a retornar para seus pais biológicos, o que foi uma outra tragédia em si mas não por culpa dos dinamarqueses, evidentemente e, acima de tudo, por si só confirma o grande amor que devotaram a estas crianças judias por eles socorridas.
http://forward.com/news/184216/denmark-forced-by-history-to-revisit-heroic-tale-o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário