sábado, 17 de dezembro de 2016

Letras e traduções inglesas de operetas e óperas

Sites com várias árias de diferentes óperas leves e operetas:
The Guide to *Light Opera and Operetta
Selecionei uma das favoritas como exemplo:
The Merry Widow (Die Lustige Witwe/A Viúva Alegre)
http://www.musicaltheatreguide.com/composers/lehar/merry_widow.htm

O Aria Data Base:
Na descrição dada pelo site, é indicado que seus criadores também oferecem alguns arquivos de sons com exemplificações de algumas árias famosas:
http://www.aria-database.com/
                                                               ...

Uma das árias da lindíssima opereta The Merry Widow (Die lustige Witwe/A Viúva Alegre):
“Lippen schweigen, ‘s flüstern Geigen” From Die lustige Witwe (The Merry Widow) by Lehár
Text and translation for Track 6

* Sobre a distinção precisa entre "light opera" (uma expressão abrangente) e 'operetta':
Em inglês:
https://en.wikipedia.org/wiki/Operetta
Em português:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Opereta

Excelente artigo, mesmo para aqeueles que ainda estão no nível intermediário, desde que já dominem um certo vocabulário básico, com o auxílio de bons dicionários gratuitos online, pois vale a pena ser lido pelo didatismo e acuidade nele presentes. Os que tiverem interesse mas ainda estiverem nos níveis mais básicos, podem tentar lê-lo mesmo com o auxílio de tradutores automáticos, por se tratar de um artigo, de fato, extremamente educativo:
"Light Opera *Lingo: Is it Musical Theatre or Operetta?"By Laura Perkett  
Sept 30th 2012 by vox3collective


*Lingo: aí foi usado no sentido de " jargão", ou seja, termos ténicos pertencentes a alguma profissão ou área do conhecimento.

 Link relacionado:
"Anything But Merry!: The life and times of Lily Elsie" Kindle Edition
by David Slattery-Christy
A vida da famosa atriz e cantora britânica de operetas Lily Elsie, uma criatura de imenso talento, cuja sensibilidade, fenômeno muito frequnete nestes casos, acabou por torná-la presa de sérios problemas emocionais e mentais, no choque inevitável desta apreensão mais profunda da realidade, combinada com tamanha riqueza emocional, típica de artistas natos e totalmente entregues à sua arte, que só encontra paralelo na vivência de místicos exceptioncais, em geral de tradições alternativas, ou seja, não convencionais de espiritualidade.

Uma biografia que, na verdade, retrata toda uma época fascinante com seus encantos e horrores da dialética natureza humana no jogo social do poder, com insights preciosos sobre a corrupção das relações humanas pelo poder social, cultural e econômico, afetando os indivíduos das diferentes classes sociais, uma dicotomia pungente entre o cenário real das tragédias humanas nos bastidores da vida e o glamour dos palcos das operetas.

Nota: É sempre bom lembar que, pela amazon, pode-se apenas baixar o software leitor oferecido gratuitamente pelo site ao se comprar qualquer e-book no site, se a pessoa não puder ou não puder adquirir o aparelho leitor (Kindle)no momento.


Espero poder acrescentar mais links a esta postagem ao longo do tempo, devido à riqueza do potencial transdisciplinar que o tema possui mas, no momento, é o que me foi possível, por eu defender várias causas em meu ativismo na web e também por ter que pesquisar sobre diversos outros assuntos para postar nos meus blogs, como sempre procuro fazer. 
Além disto, por ser minha abordagem do ensino do inglês tanto transdisciplinar como bilíngue, ou seja, desde os níveis mais básicos aos mais adiantados numa sociedade, muitos dos tópicos relacionados acabam gerando outras postagens individuais sobre seus assuntos específicos.
Atualização (22/01/2018)
Link relacionado:
Uma outra postagem minha sobre um filme antigo dirigido por Richard Oswald emá1932 da opereta Gräfin Marize (música de Emmerich Kálmán), postado pelo canal do Youtube classicroom:
http://alternativearth.blogspot.com.br/2018/01/um-filme-antigo-raro-com-uma-das.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário