segunda-feira, 31 de outubro de 2016

A verdade sobre a linda gravação do canto dos grilos em velocidade baixa, que o teria supostamente tornado parecido com um coral de vozes humanas.

Ainda continua sendo uma linda gravação mas a verdade sobre ela não é exatamente aquela versão veiculada em vários sites internacionais.

A notícia (em português) no Megacuriosocomo inicialmente divulgada em vários sites internacionais, em que apenas trecho da gravação com os grilos era mostrada:

Em inglês:
O que é interessante neste artigo do Huffington Post (de 25 e 26 de Nov de 2013) é que, mesmo na fase inicial da notícia, o site do jornal já postara, como contraponto, uma outra gravação de experiência semelhante, feita pelo artista Dave D´aranjo, em que a gravação resultante sai muito mais parecida com as factuais vozes de grilos:

A experiência de Dave D´Aranjo:

A composição musical original, com a mixagem da voz cantora de ópera Bonnie Jo Hunt:
"Ballad of the Twisted Hair (Cricket Song)"

Artigos em inglês sobre a composição original:


Artigo em português do site E-Farsas expondo a verdade sobre o fato,  indicado pelos leitores no comentário do artigo do site Megacurioso na seção de comentários:

NOTA:  A interessante observação do leitor do site e-farsas, Henrique Guzella, faz um inquietante contraponto sobre a gravação mostrada na entrevista com a citada cantora apresentar sua voz distintamente mais nítida, sendo, portanto, diferente da que foi postada (o famoso trecho de "Ballad of the Twisted Hair").
Eis o link para o áudio da entrevista, postado por Henrique Guzella em seu comentário sobre o artigo do site (e-farsas):
http://hearingvoices.com/webwork/mcvicar/snd/gmv_BonnieJoHunt.mp3


Uma experiência feita por um usuário do Youtube:
Obs.: A foto do inseto mostrada na tela do vídeo é, na verdade, de um gafanhoto (*grasshopper, *locust):
https://www.youtube.com/watch?v=IP5e7

Reflexão:
Não estou querendo sugerir que não possam ser dadas explicações científicas para esta diferença tão bem observada pelo leitor Henrique Guzella. Apenas penso que sempre é interessante procurarmos aspectos mais profundos de todos os fenômenos da vida, termos sempre mais a descobrir e não acharmos que tudo já está compreendido ou definitivamente explicado. Além disto, é imprescindível não perdermos a capacidade de sentir o fascínio e o assombro causados tanto pela beleza como pelos aspectos assustadores do Universo em que vivemos, seja qual for a verdade sobre a gravação de Ballad of the Twisted Hair (Cricket Song)!



Nenhum comentário:

Postar um comentário