terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Animais silvestres não são pets, devem ser respeitados e preservados mas até o contato com algumas espécies poderá trazer riscos para sua saúde, dependendo de certos fatores.

Evidentemente, sou animalista e, portanto, pelo direito à vida dos não-humanos, mas vale a pena ler este artigo para que se perceba os riscos que os que consomem sua carne também correm:

Artigo científico:
"Probable Zoonotic Leprosy in the Southern United States"
Richard W. Truman, Ph.D., Pushpendra Singh, Ph.D., Rahul Sharma, Ph.D., Philippe Busso, Jacques Rougemont, Ph.D., Alberto Paniz-Mondolfi, M.D., Adamandia Kapopoulou, M.S., Sylvain Brisse, Ph.D., David M. Scollard, M.D., Ph.D., Thomas P. Gillis, Ph.D., and Stewart T. Cole, Ph.D.

N Engl J Med 2011; 364:1626-1633April 28, 2011DOI: 10.1056/NEJMoa1010536
http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa1010536

Full text of background:
http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa1010536#t=articleBackground


Trecho do artigo no link logo a seguir:

"...Esses animais, quando em seu habitat natural, exercem papel importante no processo de manutenção do equilíbrio ambiental, sendo pequenas as chances de transmissão de suas doenças aos seres humanos. No entanto, quando adquirido do tráfico e levado as residências, o risco de contaminação por inúmeros agentes infecciosos assume níveis elevados, devido ao contato direto entre o ser humano e animal silvestre. ..." In

"DOENÇA do Tatu atinge 40 municípios e causa pavor no PI"
"MICOSE PULMONAR é transmitida por meio do animal, que é comercializado ilegalmente"
http://180graus.com/piaui/doenca-do-tatu-atinge-40-municipios-e-causa-pavor-no-pi

http://www.sciencemag.org/news/2011/04/yes-you-can-get-leprosy-armadillo

http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa1010536


http://edition.cnn.com/2015/07/21/health/florida-leprosy-cases-armadillos-irpt/

http://www.portaldenoticias.net/apos-dezenas-de-pessoas-contrairem-doencas-especialista-alerta-sobre-os-perigos-da-carne-de-tatu/

Eu aconselho especialmente o episódio 4 da sexta temporada da série "Monsters Inside Me" (intitulado em Português, Parasitas Assassinos) - geralmente passada no Discovery e no Animal Planet - onde um dos casos é justamente sobre este perigo, tendo a vítima da bactéria sido contaminada pelo sangue do animal morto pelo seu cão. O mais assustador foi a velocidade inusitada da propagação da doença no organismo do paciente.

Reiterando: tatus merecem não só ser preservados como amados, mas isto não quer dizer que não se devam tomar as precauções para que não se corra riscos tão graves quanto desnecessários para sua saúde, evitando contato direto com estes animais silvestres.



Nenhum comentário:

Postar um comentário