Este é o meu favorito, mas, obviamente, alguns poderão sugerir outros. Eu ainda tenho também um material em ortografia Kemmyn dos anos 90 pelo qual tenho especial afeição: "Holyewgh an Lergh - Cornish This Way - A Beginner´s Course in Cornish" de Graham Sandercock, além de outros materiais escritos na mesma ortografia Kemmyn, todos encomendados no início dos anos 90. Esta é a minha ortografia preferida mas não a adotada (a chamada unificada) oficialmente em 2008.
Apenas registro aqui minha sugestão pois, dos poucos cursos gratuitos para ensinar este belíssimo idioma celta da Cornualha, este me parece o mais completo e o mais estruturado, além do fato de oferecer material escrito e de áudio para download gratuito!
Para os que ainda não sabem, o idioma é uma das três línguas celtas do ramo britônico, junto com o Bretão, na Pequena Bretanha, na França, e o Galês (Welsh), no País de Gales, no Reino Unido.
O outro ramo conhecido é o goidélico, constituído pelo gaélico irlandês, o escocês (não confundir com o Scots, uma língua irmã do inglês) e o Manx, falando na Ilha de Manx/Man.
Cabe lembrar que o movimento pelo renascimento do Gaulês já tem crescido significativamente, com alguns sites ensinando este outro nobre idioma celta, e até uma banda, Eluveite, que grava algumas canções no gaulês revivido.
Embora o movimento pelo renascimento do córnico tenha começado há alguns séculos, só nos anos setenta do século 20 tomou força e mais ainda nas décadas posteriores.
A decisão de uma ortografia para o idioma, contudo, só foi definida em 2008, se não me engano, uma polêmica que eu tentava acompanhar de longe, mesmo quando ainda não havia a internet, no final dos anos 80 e início dos 90.
KDL , pelo Kesva an Taves Kernewek (The Cornish Language Board)
First grade (página para baixar o material do primeiro nível, na ortografia *FSS
https://www.kesva.org/kdl/kynsa-gradh-i-first-grade
Sobre esta ortografia veja o artigo "Improving the Standard Written Form" no link :
"Improving the Standard Written Form"
Para as mesmas lições na ortografia KK, clique no link da página:
https://kesva.org/dyskansow-kk-i-kk-lessons
Sobre a ortografia Kernewek Kemmyn (minha favorita, por sinal), desenvolvida por Ken George, um dos grandes ativistas do renascimento do córnico, veja os links:
https://en.wikipedia.org/wiki/Kernewek_Kemmyn
Um artigo escrito em inglês, em Kernowak Standard e em Kernewek Kemmyn:
https://kernowek.net/open-letter.html
Houve ainda outras propostas ortográficas mas acho melhor focalizarmos o curso em si:-)
Nota: Hoje, ao pesquisar um pouco mais para esta postagem, encontrei um site em andamento, com uma variante do córnico de que nunca tinha ouvido falar, com conjugações para o verbo ser em córnico completamente diferente das formas curta e completa que eu tinha aprendido. Cito aqui como curiosidade apenas pois teria que perguntar aos administradores dos órgãos oficiais do idioma sobre este curso, se seria um dialeto ou o que quer ele seja.
http://www.cusselantavaz.com/geron%20ny%20desky/lessonsgd/gero_nei_p2.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário